quarta-feira, 27 de março de 2013

A consciência corporal

Gostaria de iniciar essa reflexão sobre a importância da consciência corporal em nossas atividades, com esta parábola tibetana:
"O homem sem consciência é como uma carruagem, cujos passageiros são os desejos, os músculos são os cavalos, enquanto a própria carruagem é o esqueleto. A consciência é o cocheiro adormecido. 

Enquanto o cocheiro permanece adormecido, a carruagem arrastar-se-á sem objetivo daqui para lá cada passageiro tem destino diferente e os cavalos puxam para caminhos diferentes. Mas quando o cocheiro está bem acordado e segura as rédeas, os cavalos puxarão a carruagem e levarão cada passageiro ao seu próprio destino. Naqueles momentos em que a consciência se organiza bem com os sentimentos, sentidos, movimento e pensamento, a carruagem ganhará velocidade no caminho certo. Então, o Homem pode fazer descobertas, inventar, criar, inovar e "saber". Ele compreende que seu pequeno mundo e o grande mundo ao seu redor são apenas um, e que nesta unidade, ele não está mais sozinho".
O fato de realizar uma ação não significa que estejamos conscientes do que está ou como está sendo realizada aquela ação. Pode-se "ligar o automático" e seguir com o que está sendo feito. O automatismo não precisa do intelecto, do pensamento, nem mesmo da integração das sensações, percepções e sentimentos. Uma condição necessária para o desenvolvimento do pensamento efetivo é uma contínua separação dos sentimentos e sensações proprioceptivas (do próprio corpo). O pensamento real não é mais importante que o desenvolvimento harmonioso do indivíduo. Algumas pessoas (super)valorizam o intelecto e deixam de lado o "ser". O pensamento abstrato que não é regado com um conteúdo pessoal, torna-se uma fábrica de amontoado de palavras. E o pensamento que não se desenvolve harmoniosamente com o seu próprio ser, tornar-se-á até um obstáculo ao seu próprio desenvolvimento. Para estabelecermos contato com os nossos semelhantes, revestimos as palavras com sentido e de emoção. As palavras são carregadas de nosso ser. Ter uma consciência de como está o corpo, as suas tensões, o que te desestabiliza, o que te deixa centrado, o que acontece que abala suas estruturas e o que te dá firmeza, enfim... perceber se sua carruagem está "andando sozinha" ou se os "cavalos estão realizando o serviço" automaticamente por conta deles... Devemos desenvolver uma consciência integrada entre o corpo, o pensamento, as sensações, o movimento, os sentimentos proporcionando assim, uma maior harmonia. Isso fará bem a você, à sua auto-estima, aos seus relacionamentos, à sua vida. Você já havia pensado sobre esse aspecto? Quais são suas sensações agora? Como está seu corpo? Como o seu corpo reagiu às situações, sensações, percepções, sentimentos e ao pensamento durante o dia de hoje? Estavam em harmonia? 
A Psicomotricidade Relacional (PR) auxilia no desenvolvimento da consciência corporal. 
"Pouco a pouco" você poderá entender os benefícios da Psicomotricidade Relacional a cada postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário